quarta-feira, 17 de junho de 2015

FORUM TSF - RELATÓRIO PRIMAVERA 2015 - E O ÓBVIO



O "forum" da TSF, do 16 de Junho de 2015, versava sobre o Relatório Primavera 2015.
Inscrevi-me;
Falei usando a estratégia do salmão para a desova, nadando contra a corrente.
Comecei por dizer que o problema do SNS é a falta de organização, porque os que comandam o SNS não a têm.
Outra dificuldade é a de quem provoca os problemas de um lado é a mesma fauna que aparece do outro lado oposto, para os resolver.
Ora, em lógica, quando um problema não tem solução é porque está mal equacionado, como são a maior parte dos problemas do SNS.

A medicina preventiva não existe, porque se existisse seria a negação de si própria, pois a medicina é para curar as doenças diagnosticadas, não é para evitar o seu aparecimento. Com efeito, prevenir é melhor do que remediar, mas um bom remediador não é, necessariamente um bom preventor.
Prevenir as doenças é com os Enfermeiros cuja missão é libertar o doente da sua doença, o mais depressa possível, ou, preferencialmente, impedir que ela apareça.
Tal como Pasteur, que não era Médico, prestou um enorme serviço à Humanidade, prevenindo as doenças mortíferas, com as vacinas que inventou, contra a opinião dos Médicos de então, também hoje é um erro falar de medicina de médicos como preventiva.
Na verdade os doentes permanecem mais tempo nos hospitais, porque não têm condições no seu habitat que lhes garanta os cuidados de Enfermagem que têm nos Hospitais.
Devia falar-se de continuidade de cuidados e não de cuidados continuados, para não haver uma solução de continuidade, entre o hospital, de camas dispendiosas e necessárias para o seu fim principal, porque é entre Enfermeiros que essa continuidade se deve processar sem intromissões de não-Enfermeiros, inteiramente desnecessárias e ilógicas, num sistema coerente.
A proporção entre Médicos e Enfermeiros devia ser no mínimo de 1 Médico para 4 Enfermeiros, porque os Médicos passam, nas enfermarias; os Enfermeiros permanecem as 24 horas do dia.
Os Médicos olham o Cliente nos CSP, os Enfermeiros têm de executar as prescrições médicas, mas os cuidados de Enfermagem que o seu plano enfermeiro de acção , indica, para cada caso.
E mais não transmiti, porque o editor do programa, Manuel Acácio, nem se despediu, nem me despediu...
Apenas quis demonstrar que os problemas da saúde, não têm solução, porque são mal equacionados por sabidolas tais como: os Adalbertos e Mendes e os caloteiros da Asprela, só para citar os que andam a pavonear-se de mais, com a cauda armada...

Contem connosco, pois hão-de arrepender-se de terem subestimado a organização dos Enfermeiros, estilhaçando-lhes a carreira, onde alguns pistoleiros se instalam e disparam às cegas, sem direcção nem sentido.
Sabemos que esta organização enfermeira é a melhor vacina contra as negociatas, por isso o seu merecimento tem de ser reconhecido e pago adequadamente!

Com amizade e muita atenção aos movimentos,
José Azevedo

Vejam o Relatório, clicando no sítio certo e critiquem-no.
Relata algumas verdades, uma das quais é a falta de Enfermeiros no SNS.
Se os "Saudosos" Governantes não fossem cegos e surdos poderiam aceder a este Relato Primaveril, qual renovar da Natureza, depois de um inverno chuvoso e triste.


RELATÓRIO PRIMAVERA 2015 E A TSF_FORUM < CLIQUE AQUI >

Sem comentários:

Enviar um comentário