quinta-feira, 4 de junho de 2015

CONTRA A ESTUPIDEZ NATURAL

"ERRARE HUMANUM EST" É uma máxima que quer dizer: todos os humanos nasceu com uma dose de estupidez maior ou menor, consoante o uso que dela fazem.
Os nossos Colegas do SEP, quando em greve são um bom exemplo de estupidez natural pois começam logo na escolha que fazem do Sindicato, havendo várias opções e vão até aos limites da estupidez, julgando os sócios de outros sindicatos por si.
Aristóteles escreveu: "o homem é um ser social, por natureza. Logo, quem não se associa, ou é deus ou é besta".
Voltemos à estupidez natural.
Conta-se que havia uma pastelaria na baixa de Setúbal que tinha ao balcão um trabalhador por conta de outrem que era o orgulho do patrão, pois ninguém conseguia enganá-lo, orgulhava-se o dono da pastelaria. Expunha esta qualidade do trabalhador jovem ao Barbosa du Bocage, grande poeta, dos maiores que tivemos, que garantiu ser capaz de enganar o puto esperto.
João, assim se chamava o puto esperto, dá-me cá uma dúzia de pasteis de nata.
O puto aviou a encomenda.
Bocage avançou para a porta, mas voltou ao puto que, no balcão estava atento às manobras de Bocage e mudou o pedido, dizendo; troca-me estes pasteis por pasteis de feijão.
O puto João satisfez o pedido.
Bocage pegou no embrulho e preparava-se para abandonar a pastelaria, quando João o chamou para lhe pagar os pasteis de feijão.
Bocage respondeu: como queres que te pague os pasteis de feijão se os troquei pelos pasteis de nata?!
Mas também não me pagou os pasteis de nata.
Como queres que te pague os pasteis de nata se tos deixou ficar no balcão, replicou Bocage.
E o orgulhoso patrão sentiu que, de facto, contra a estupidez natural pouco há a fazer, quando aparece um Chico esperto.
É claro que Bocage só tinha direito a trocar os pasteis se os de nata fossem dele, pagando-os, o que não fez, daí o sofisma.

Imaginem que, com a greve de hoje, há 3 Enfermeiros escalados para o turno da tarde, que não são grevistas;
Para o turno que se segue, o da noite, há 2 grevistas;
Vem o SEP, comandado, do alto, pela excelente e inteligentíssima Aviola e diz:
«grevista não substitui não grevista».
Ora os desprevenidos não-grevistas raciocinam; se Aviola diz, é porque é verdade, colocando-se na posição do puto da pastelaria que Bocage enganou com um sofisma.

Onde está o erro do armado em Chico esperto:
1º De facto a 1ª versão do REPE expressa pelo Decreto.lei 161/96, dizia no seu art.º 11º que nenhum Enfermeiro podia abandonar os serviço sem ser substituído. Mas esse art.º 11º, nº 2, b) no renovado Decreto-lei 104/98 diz, hoje, o contrário: é um direito do Enfermeiro ser substituído, terminado a sua jornada. E não diz como e por quem.

2º O pré-aviso de greve deve conter os nomes dos grevistas que asseguram os serviços mínimos, não neste caso, mas em todos os turnos, independentemente de saberem quem vai aderir ou não à greve.

3º Quando os Chicos espertos que estão escalados para o turno da noite dizem que; "os grevistas não substituem não-grevistas", a culpa não é da sua estupidez, mas sim da de quem os acredita, considerando-os espertos e bem informados: ora nem são uma coisa nem a outra coisa.

4º Se são eles que estão escalados naturalmente para o turno da noite;
4.1 Se são eles que estão de greve e escalados para aquele turno;
4.2 Eles não estão a não substituir os não-grevistas, porque se estão a não substituir a si próprios, que são grevistas.
5º Para o conceito estar completo devem dizer, mesmo esquecendo as obrigações legais dos serviços mínimos do pré-aviso de greve: «Os grevistas, não substituem os não-grevistas, nem os grevistas»; como é o caso.

Para rir um pouco ao abrigo da solidariedade com a estupidez ou ao abrigo da caridade cristã, anotem:
Como é que eles, os grevistas, vão substituir os não-grevistas, numa jornada que já terminou?
Fazem-nos lembrar a música do Mourão « Ó tempo volta para trás...».

Mas voltemos à classificação lógica do nível de estupidez, que evidenciam os estúpidos agentes da teoria sofismática.
Se, por hipótese, o turno da noite estivesse escalado para não-grevistas, os grevistas iriam substituir quem?
Ninguém, porque o serviço estava assegurado por não-grevistas.
Estes estúpidos grevistas, além de estúpidos, são também saudosistas, pois até querem fazer o tempo andar para trás, para subverterem a legalidade da lei da greve, nos princípios da necessidade, da adequação e, sobretudo da proporcionalidade.
Metem-se a fazer coisas que não sabem e depois só rebaixam o nível da Enfermagem, pois há quem julgue a profissão Enfermeira através destes idiotas comprovados.
São eles que nos fornecem o conteúdo texto; nós só o avaliamos e damos a nota classificativa.

Com amizade e compaixão, pedindo ao Pai que lhes perdoe, porque não sabem o que dizem,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário