domingo, 8 de outubro de 2017

TEXTO DA BASTONÁRIA



TEXTO DA BASTONÁRIA

Porque é que uma carreira é uma questão de liberdade?
Não vale a pena tapar o sol com a peneira. A carreira que os enfermeiros não têm e querem é uma questão de liberdade. Há coisas que preciso que me expliquem como se tivesse 5 anos. Daqui a pouco estamos no fim do governo e não há reposições para ninguém.
Mas afinal não acabou a austeridade? Lembro-me das palavras de Marcelo quando a troika saiu. Disse que não íamos abrir a janela e gritar, ahhh acabou a austeridade.
Os enfermeiros tinham uma carreira até 2009, agora não têm. É, também, uma questão de poder. E o Poder, não quer dar esse poder aos Enfermeiros.
Destruindo as categorias da carreira tornaram uma classe submissa, amorfa e fácil de controlar. É por isso que é uma questão de liberdade e de poder. É por isso que não podemos querer suplementos e nomeações.
Sem carreira e categorias, nomeiam quem querem, os que controlam, os que fazem o que lhes mandam, os lacaios, os que até a avó sabe que a vendiam por um lugar.
Não há sistemas perfeitos, nos concursos também há cunhas mas nada se compara à nomeação, a melhor e maior invenção da democracia para perpetuar a ditadura.
Foi assim, desde a destruição da carreira, que controlaram a maior classe profissional da Saúde.
Foi assim que nos mantiveram calados e escravos do dito sistema democrático. Pizarro, quando nos destruiu a carreira, disse, "Já comemos os enfermeiros".
Ninguém quer que consigamos, da esquerda à direita, outras profissões que de nós falam porque está na moda vir à boleia da visibilidade dos enfermeiros.
Temos connosco a enorme superioridade de carregar, na alma, todos os mortos e vivos que por nós passam.
As pessoas querem é o seu problema resolvido, é humano. Pagam para não lidar, nem saber o que passamos. Falarão sempre, quer estejamos mudos ou aos gritos.
É uma luta pelo poder sim, pela liberdade, pelas pessoas e pelo País. E são os enfermeiros, e só eles, que irão dizer se a querem travar.

Sem comentários:

Enviar um comentário