terça-feira, 31 de julho de 2018

VAMOS SER TÃO CLAROS QUANTO FOR POSSÍVEL




VAMOS SER TÃO CLAROS QUANTO POSSÍVEL
1 – O objetivo da FENSE não é dar nas vistas com a união, a unicidade, a unidade, e outras abstrações, mas sim: a eficácia na negociação duma carreira profissional que dignifique a Enfermagem e a tire do lamaçal em que a colocaram.
2 – As reuniões não são um fim em si; são um meio para atingir um objetivo. Esse objetivo é, no momento e quanto à FENSE, sentar os Sindicatos numa só mesa negocial, para negociar uma carreira aplicável a todos os Enfermeiros.
2.1 – Fazer reuniões sobre as divergências em vez de juntar forças junta divisões e a FENSE não pretende, nem esse é o seu fim último, dividir os Enfermeiros;
2.2 – Mas também não pode nem deve servir de trampolim, em reuniões de fachada e de conclusões previstas, para mostrar que reunimos para dizer o mesmo do mesmo para alcançar outros fins que não sejam os de melhorar as condições de vida e de trabalho dos Enfermeiros.
3 – Se as reuniões não têm servido para encontrar consensos, (ou têm?) pontos comuns, que nos conduzam a um objetivo comum; pelo contrário; têm servido para salientar as diferenças, o que têm prejudicado os Enfermeiros e a Enfermagem.
4 – Enquanto a CNESE (SEP e SERAM) não estiver disponível para se sentar a uma mesa negocial comum, não contem com a FENSE para reuniões que demonstrem as diferenças de propostas, se é que a CNESE tem alguma proposta que se saiba. Nós não a conhecemos.
4.1 – Porque reunir para demonstrar que não somos capazes de discutir os interesses comuns dos Enfermeiros, agrava as situações de impasse, como a experiência demonstra, mesmo aos mais distraídos.
5 – A FENSE ao decretar a greve, fê-lo para recordar um ano de impasses negociais, mas não exclui a possibilidade de adesão a outras greves.
6 – Ora, como a FENSE tem uma proposta de ACT bem estruturada para renovar as condições do exercício Enfermeiro e conhecida por quem tem interesse em conhecê-la;
6.1 – Como temos compromissos assinados com os Governo, para celebrar o ACT: estar a reunir para outro fim que não seja criar uma mesa comum, é recuar e perder ainda mais tempo.
7 – A FENSE só precisa dos apoios dos Enfermeiros para levar a missão a que se propôs, em 2017, a bom porto.
8 – Finalmente, a brincadeira às identidades, da nossa parte, acabou, porque cada um é o que é e quer ser e ou pode ser…

Sem comentários:

Enviar um comentário