sexta-feira, 24 de maio de 2013

A CULPA PROCURA NOIVO


Mesmo em tempos de crise, esta não chega a todos ao mesmo tempo: para uns, chegou antes de chegar; para outros, não chega antes de partir!
Há previsões de que até 2016 vão continuar a prestar a Assistência Primária, com Médicos, aumentando a atrofia da qualidade dos cuidados, privilegiando as consultas médicas, enquanto não se vê tendência para seguir a voz da razão, empregando nesse sector, muitos mais Enfermeiros.
Se a proporção de Médicos, a continuarem vinculados a "funcionários", for de 4 ou 5 Enfermeiros para um Médico, é mais que evidente que as consultas não são objectivos a atingir e a fingir qualidade, porque a qualidade altera-se, naturalmente e, só será consultado pelo Médico quem estiver a precisar disso; tudo o mais fica a cargo dos Enfermeiros.
Quanto mais cedo for alterada a lógica errada da USF e substituída pela UCC, mais depressa se conseguem melhorar em quantidade e qualidade os Cuidados de Saúde Primários, porque são essencialmente cuidados de Enfermagem, que começam na promoção da saúde, avançam para os preventivos; prosseguem na continuidade de cuidados, depois da alta ou antes do internamento e terminam nos paliativos.
Claro está, por tudo quanto se vê e ou indus; que o problema é a política errada, na formação de profissionais, Médicos e Enfermeiros, muito acima das necessidades. O resultado seria de prever.
Agora estamos a abastecer outros países com os Enfermeiros, que nos fazem falta, mas não são contratados, porque, desde os autarcas aos governantes, que nos têm (des)governado, ninguém quer dizer o BASTA DE TANTA irracionalidade assistencial.
Nem sequer o exemplo dos outros países, nos serve de cópia, porque os compromissos políticos com a "doutofilia", são muito profundos, em certas maneiras de ser e de pensar.
Mas nem tudo vai mau, porque o erro vai vindo à luz do dia e, um problema claramente enunciado, é mais fácil de solucionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário