quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CAUSAS HISTÓRICAS DA DESGRAÇA ENFERMEIRA!!!


A valorização do Dr. Manuel Pizzarro, médico, no PS, não é pela sua valia médica, comum a muitos outros, da espécie; a sua mais valia foi por ter comido os Enfermeiros com as Carreiras, que negociou, com o SEP, em nítida violação da Lei Constitucional, dado que, em Portugal, a Unicidade Sindical, não existe, desde 1975, sobretudo, porque o seu, dele, novo Partido, o PS, pelo qual optou, vindo do PCP, foi (o PS) um grande lutador, e disso se orgulha, com razão, aliás, contra a unicidade sindical, que o PCP queria, para os Sindicatos da CGTP/in.
Os Sindicatos dos Enfermeiros - SE e SIPE (FENSE), têm divulgado as suas posições contrárias, que expressam, em acta devidamente assinada, pelas partes, de que, quem nos lê, tem conhecimento (Vide resumo do ACT).
Na altura, o Dr. Manuel Pizzarro, contou com a Unicidade SEP e Ordem dos Enfermeiros, o SEP comandado pela Avoila, Presidente da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública; a Ordem comandada pela Enf.ª Maria Augusta Sousa, ex-presidente do SEP e pela Ana Sara Brito, promotora  do famigerado SNED (Sindicato Nacional dos Enfermeiros Diplomados) - único e de âmbito nacional, portanto.
Ora o corpo pode morrer, mas o espírito da unicidade sindical permanece vivo.
Quem não se lembra das bacoquices, que estas pessoas semeavam, no interior dos Enfermeiros, com a bacoquice do: «Se houvesse um só  Sindicato e não dois ou 3, nos Enfermeiros tínhamos mais força...»;
Para estragarem ainda mais o que nós fizemos, com todos os Enfermeiros.
Basta um pormenor; o DL 437/91 é uma Carreira, que SE e SIPE construíram, como consta dos actos, e que a Enf.ª Maria Augusta, então Presidente do SEP, contestou com uma greve inútil.
Pois essa carreira, além de ser invejada, na UE, pelos Colegas Enfermeiros, dos outros países da União, era atacada pelos Médicos Portugueses, que diziam que os vencimentos dos Enfermeiros, em Portugal, eram os mais próximos dos vencimentos dos Médicos, em toda a União.
Esse DL 437/91 substituiu o DL 178/85, feito pelo Ministro Gonelha, da EDP e Trilateral, com a prestimosa colaboração de Ana Sara Brito, sua Assessora, que machadou na formação ao jeito das escolas, anulando a obrigatoriedade da formação, em serviço e de os DEP permanecerem sob controlo dos Enfermeiros.
O do Garcia da Orta está a ser comandado por Ana Jorge, ex-ministra da saúde, a tal que nos desgraçou, e com um vencimento, que ronda os 7 mil euros por mês, mais a reforma. Foi ocupar esse cargo de Enfermeiros, no dia seguinte, ao da sua nomeação como aposentada.
Com que desfaçatez é que esta gente, ainda tem coragem para fingir esquecer o mal que nos tem feito!
E não é de hoje.
O referido DL 178/85, justificou os cortes, que nos fez, com a vantajosa fusão do DL 305/81 e 534/83, que o completava e serviu de desculpa para justificar o uso do dinheiro que João Salgueiro, então Ministro das Finanças, encaminhou para o Ministério da Saúde, para pagar as actualizações dos vencimentos Enfermeiros, previstos nos DL 305/81, que deviam estar prontos em 90 dias, (Abril de 1982).
Esse dinheiro foi desviado para aumentar os vencimentos dos Médicos, escandalosamente, com efeitos retroagidos,  do DL 310/82 - agosto, a janeiro de 1982. Antes de ser concebida uma carreira médica, já esta estava a abocanhar, a partir de janeiro 1982, o dinheiro, que era devido aos Enfermeiros, com efeitos retroagidos a novembro de 1981, concretizável 90 dias depois dessa data. (abril 1982). Mas só em 1983, 84, receberam as primeiras prestações.
Pois é, repita-se, os Enfermeiros tiveram de esperar, até 1983, para começarem a receber em suaves prestações, o que deviam ter recebido, duma vez só, em 1982, porque foi assim que João Salgueiro determinou, como ministro das finanças.
Sabemos que estas revelações incomodam.
Mas os promotores destas vilanias têm bastante sorte, por os Enfermeiros, além de serem uma Classe Ordeira e Pacifista, ainda contam como amortecedores, com lacaios, ao serviço dos Partidos Políticos, que os acolhem e usam, como bandeira, nas campanhas.  Estão neste caso, o PCP e o PS, através, daqueles que nomeamos, acima e que têm os continuadores, na atualidade.
Por discordar do método, eu, José Correia Azevedo, conto com 4 processos disciplinares, vindos de Maria de Belém e Correia de Campos, que foram arquivados, pela justiça, e que não me ofenderam, dada a sua origem vergonhosa e caluniadora da minha pessoa, pois, até estes ministros foram lacaios ativos e submissos da Direção do PS - Porto.
Vejam como a história faz falta a muitos netos de Enfermeiros, que ajudaram a construir este SE, centenário, desde 2013.
Vejam como certas figuras históricas são incómodas ao serem vistas, à luz da autenticidade histórica, provada e comprovada.
É por seu intermédio, que chegamos às causas próximas e remotas, do que está a acontecer aos Enfermeiros, na atualidade.
É por tudo isto que temos de reeditar a greve de 1976, com as necessárias adaptações.
Aqui, a porta está aberta, para todos os que querem lutar pela dignificação da Enfermagem, perante aqueles bacocos, que fingem desconhecer a nossa evolução e importância.

JÁ EM 1990 O DL 34/90 CONFERIA O EQUIVALENTE ATUAL A 1510€ <clique aqui>

Vejam no anexo I o (ª) que tem o índice 135 - 2º escalão do Enfº Especialista. Por aqui se infere que, desde essa data, os Enfermeiros licenciados deviam entrar na carreira, pelo que é hoje o 21 da TRU = a 1510€, que era a entrada dos licenciados, nas carreiras técnicas superiores da Função Pública. E a nossa era mista; técnica, no Enfermeiro e no graduado e, técnica superior, a partir os Enfermeiro Especialista.
Começa aqui, o assalto aos vencimentos dos Enfermeiros.
Maria Augusta de Sousa, que justifique por que transformou, em 1987, o Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul e Ilhas, em âmbito nacional; SEP.
Por que decretou greve, contra o DL 437/91 - carreira anterior;
Por que e, em nome de que interesses, se meteu na Ordem, a controlar a Diniz de Sousa medrosa;
Por que, com o SEP e Ana Sara e Manuel Pizzarro e Ana Jorge reduziram a Carreira  de Enfermagem à categoria de Enfermeiro, controlada por comissários políticos - os "principais", escolhidos por inimigos dos Enfermeiros, para lhes retirarem a alma e os escravizarem, ensaios em marcha, que já despontam: aqui e ali e além...
Alguns desses "controleiros" têm formação de exploração de incautos, obtida fora de portas.
A prova real é: à medida que os Enfermeiros militantes do PCP, ajudados por alguns do PS, começaram a assumir o controlo e a promover a Unicidade Sindical, que acima refiro, (SEP - OE), foi que a Enfermagem entrou, em vencimentos e condições de trabalho, cada vez mais gravosas e miseráveis.
Que seria dos Enfermeiros, se os SE e SIPE (FENSE), não estivessem atentos, para apresentarem a conta a esses; digamos, anjinhos ignorantes, bem fáceis de enrolar, pelos responsáveis, que os utilizam. É para esses responsáveis comilões, que viramos as nossas armas, porque a nós não iludem, nem engodam, justamente, porque os conhecemos, igualmente bem e nunca deixamos de lhes seguir o percurso.
<<<<<<< |||| >>>>>>

 Captamos do Doutor Enfermeiro - terça-feira, setembro 22, 2015

António Costa aposta na manteiga!


.O António Costa veio dar 1 minuto e 32 segundos de manteiga aos Enfermeiros (e às Enfermeiras - como ele faz questão de esclarecer). Caça ao voto sem vergonha. 
Sou quase apartidário (só não gosto do comunismo), mas é intolerável alguém solicitar, de forma subliminar, votos, recorrendo a este discurso demagógico. Não é simples demagogia, é demagogia menoscabada. Independentemente do partido em questão!
.
Uma nota prévia: se há algo que me irrita é a necessidade de especificar a questão do género. "Enfermeiros" é um termo que se refere todos os elementos da classe. Se me refiro ao "Engenheiros", as Engenheiras estão incluídas, como é lógico e óbvio. Porém, isto é irrisório quando comparado à mensagem do vídeo.
.
Parafraseando o Dr. António Costa: os Enfermeiros, actualmente, padecem devido a "política desastrosa na gestão dos recursos humanos" dos últimos anos.
Vejamos: o caríssimo António Costa comete o mesmo erro dos cartazes - aponta problemas cuja origem está no governo socialista!
Foi nos governos socialistas que as Escolas de Enfermagem tiveram um boom (privadas), associadas a um incremento brutal do número de vagas.
A emigração tive início devido a essa política de exagero! O processo emigratório começou ainda no Governo Sócrates. Foi nesse mesmo Governo que o famigerado Manuel Pizarro, Secretário de Estado "que comia Enfermeiros ao pequeno-almoço" (não será indigesto?), infligiu um duro golpe na (des)valorização económica dos Enfermeiros! É certo que não podemos deixar de recordar que para isso teve a preciosa ajuda do SEP!
Foi nesse Governo que devia ter ficado definida a transição e generalização da carreira para todos os Enfermeiros - incluindo os CIT's! Não! Optaram por vilipendiaram e abandonaram os Enfermeiros, na terra de nenhures!
.
Lembraram-se agora dos Enfermeiros. Só por acaso em época eleitoral... Este mesmo António Costa (que diz no vídeo que os Enfermeiros e as Enfermeiras são importantes porque cada vez há mais velhinhos para tomar conta) tem memória curta. Vem propor pseudo-soluções para os problemas que os seus amigos criaram (nos vários anos de oposição política não o vislumbrei na defesa das condições de trabalho dos Enfermeiros; não o vi interceder por uma carreira de justo valor económico...).
Roubaram a casa aos Enfermeiros e agora querem devolver a madeira da porta roubada? Quer votos?? Que se apalavre em renegociar a carreira! Que se comprometa em renegociar os vencimentos (ver exemplo dos Farmacêuticos, Nutricionistas, etc...)! Que devolva a categoria de Enfermeiro Especialista! Etc, etc.
.
Se os Enfermeiros são os tais pilares do SNS... que seja consentâneo com essa consideração!!! Não venha afirmar que vai aumentar 11 mil Enfermeiros! Mas que aumento?! A Provedoria da Justiça já veio dar razão os Enfermeiros! Não precisamos do António Costa para nada relativamente a esses 11 mil Enfermeiros! O dinheiro já era deles... tinha sido roubado!! É uma simples devolução! Aumentos... nem vê-los!
.
Senhor Dr. António Costa, quando tiver novidades e verdadeiras soluções, apareça! Até lá não me aborreça!

Sem comentários:

Enviar um comentário