terça-feira, 21 de agosto de 2018

A COBIÇA DOS DINHEIROS DA ORDEM DOS ENFERMEIROS


O ELEFANTE BRANCO OE É UMA TENTAÇÃO CONSTANTE








NB:

1 - QUANDO A INSCRIÇÃO É OBRIGATÓRIA NUMA ASSOCIAÇÃO (é o caso das Ordens Profissionais), A COTA É VOLUNTÁRIA, FACULTATIVA, POIS É AO ESTADO QUE AS CRIA A QUEM COMPETE SUPORTA-LHES AS DESPESAS DE SUSTENTAÇÃO;

2 - QUANDO A INSCRIÇÃO É VOLUNTÁRIA (é o caso dos sindicatos) A COTA É OBRIGATÓRIA, LEMBRA VITAL MOREIRA E FUNDAMENTA-O, NA SUA TESE DE DOUTORAMENTO "AUTO-REGULAÇÃO PROFISSIONAL E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA".

3 - E EU LEMBRO QUE FIZ 18 INTERVENÇÕES; QUE DISPONIBILIZÁMOS 6 AUTOCARROS PARA IR VOTAR A COTA DA ORDEM EM ASSEMBLEIA; DOS AUTOCARROS NEM UM ENCHEU; DAS INTERVENÇÕES NEM UMA PALAVRA SE APROVEITOU.

4 . OS ADEPTOS DO SINDICATO ÚNICO ONDE SE DESTACAVA A DINÂMICA BRITO, IMPUSERAM A SUA COTA ALTÍSSIMA PARA OS FINS QUE A ORDEM PROSSEGUE, CRIANDO UMA TENTAÇÃO DIABÓLICA PARA O USO E ABUSO DOS DINHEIROS DA COTA VOLUNTÁRIA DOS ENFERMEIROS.

5 . DURANTE MUITO TEMPO, NA ÉPOCA DA HEGEMONIA COMUNISTA (SEP-ORDEM-MARIA AUGUSTA-AUGUSTA MARIA), DIZIAM QUE A ORDEM ABASTECIA A INTERSINDICAL, ATRAVÉS DE EMPRÉSTIMOS NÃO REEMBOLSÁVEIS, SEM NUNCA TEREM INVESTIGADO A FUNDO ESTA POSSIBILIDADE, QUANDO MAIS NÃO SEJA; PARA OS CONTRIBUINTES VOLUNTÁRIOS SABEREM O USO QUE É DADO AO SEU DÍZIMO VOLUNTÁRIO.

6 . HOJE, MAIS UMA VEZ SE PÕE O PROBLEMA AO CONTRÁRIO, NUM APELO POUCO INTELIGENTE AO POPULARUCHO SENTIMENTO. E AS ORIGENS PARECEM SER AS MESMAS DOS QUE ME DESFEITEARAM COM UMA COTA EXAGERADA, EM 1998.

7 . COM EFEITO O MAL NÃO ESTÁ NOS SUBSÍDIOS DOS DIRIGENTES DA ORDEM (não só a Bastonária), MAS TODOS OS OUTROS MENOS ATACÁVEIS E EVIDENCIÁVEIS; O PROBLEMA ESTÁ NA COTA E EMOLUMENTOS SUMPTUÁRIOS INJUSTIFICÁVEIS, QUER UMA, QUER OUTROS.

8 . POR ISSO A SUBSIDIARIA ATÉ PODIA SER O DOBRO, POIS A NADAR EM TANTO DINHEIRO, É PREFERÍVEL QUE SEJAM OS DIRIGENTES A SUBSIDIAR-SE DO QUE FAZEREM AO MEALHEIRO O MESMO QUE FIZERAM AO MEALHEIRO DOS BANCÁRIOS; NACIONALIZARAM-NO.

9 . JÁ PENSARAM SE UM DIA A MENTE PERVERSA DO CENTENO MINISTRO DAS FINANÇAS REFLETE NOS MILHÕES AMEALHADOS PELA ORDEM DOS ENFERMEIROS, RESOLVE NACIONALIZÁ-LOS E ASSUMIR A SUSTENTAÇÃO DA ORDEM PELO GOVERNO, COMO ALIÁS LHE COMPETE?!

10 . O QUE SE IMPÕE É CONVOCAR UMA ASSEMBLEIA DA ORDEM, QUE ATÉ PODE REUNIR EM ALGUIDARES-DE-BAIXO E NOS FORNECEMOS OS 20 VOTANTES PARA APROVAREM UMA COTA SIMBÓLICA, COMO A DOS BELGAS (19€ POR ANO E NADA DE EMOLUMENTOS), POR EXEMPLO, PARA ACABAREM COM AS SUSPEITAS DE UMA ASSOCIAÇÃO QUE DEVE SER PRESTIGIADA E RESPEITADA POR TODOS, ENFERMEIROS INCLUÍDOS, POIS ANTES DESTES OUTROS ESTIVERAM, COM MAIS OU MENOS HABILIDADE PARA O DISFARCE, E, DEPOIS DESTES OUTROS VIRÃO.
A MANEIRA MAIS SIMPLES DE ANULAR A SUSPEITA E DIGNIFICAR OS NOSSOS DIRIGENTES É REDUZIR O DÍZIMO À EXPRESSÃO SIMBÓLICA, PURIFICANDO A ASSOCIAÇÃO, DESTA FORMA.

11 . FINALMENTE, SABEMOS QUE ESTA POSIÇÃO CORRETORA DESAGRADA AOS QUE TÊM A MANIA DA GRANDEZA E, NO RAMAL DESVIO DA VERDADEIRA E AUTÊNTICA ENFERMAGEM, NÃO FALTAM ADERENTES E TIROCINANTES, AGUARDANDO O ASSALTO AO POTE. MAS ESTA É A POSIÇÃO LARGAMENTE REFLETIDA DE QUEM EM FEVEREIRO DE 1974 CONSTRUIU E DIVULGOU ATRAVÉS DA CIRCULAR Nº 11, DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS, QUAL DEVIA SER O FUTURO DA ENFERMAGEM.
ESTE RAMAL DOS REBENTOS ESPÚRIOS NÃO ESTAVA PREVISTO. MAS PODE ACONTECER QUANDO A CEPA MÃE TEM MUITA FORÇA!

12 . SE FALASSEM DO VERDADEIRO PAPEL DA ORDEM NA PROFISSÃO E NÃO EM PORMENORES CIRCUNSTANCIAS E TRANSITÓRIOS, PROVANDO CARECEREM DO TAL PALMO ACIMA DO HORIZONTE, OUTRO GALO CANTARIA, ACREDITEM!
(José Azevedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário