sábado, 25 de agosto de 2018

A VERDADE VEM SEMPRE À TONA DA ÁGUA



A "FENSE" VAI LEVANTANDO A PONTA DO VÉU

Os nossos Colegas de outro Sindicato falam tanto da verdade, substantivo abstrato, que até parece mentira.
E envolvem a FENSE.
Ora, em rigor, para se preocuparem tanto em repor a verdade seria necessário que alguém estivesse a mentir e não é o nosso caso.
Analisemos:
1 – A FENSE tem o direito/dever de participar ou não, em reuniões sindicais ditas conjuntas e totais, no universo sindical enfermeiro.

2 – A UNIÃO SINDICAL não é, para FENSE, um fim, em si mesmo, mas um meio para atingir objetivos, previamente traçados.

3 – Se a referida união não assentar em bases comuns, (MESA NEGOCIAL ÚNICA, por exemplo) torna-se perversa e prejudicial, logo deve ser rejeitada, como é o caso da FENSE, que não tem estrutura de “bode expiatório” de interesses adversos, ao rejeitar posições divergentes.

4 – Com efeito, está hoje provado e comprovado, que há 4 Sindicatos de Enfermeiros empenhados em recompor ou anular a proposta de ACT que a FENSE construiu e entregou ao Patrão em 16/08/2017, que consideram, porque assim lhes foi incutido, a proposta FENSE irrealista e inexequível, quer no clausulado geral, (categorias, por exemplo), quer na tabela salarial.

5 – Esses 4 Sindicatos são comandados pela Avoila da FCFP e pelo J. Abraão da FESAP, que, obviamente, tudo tentam fazer para que os Enfermeiros fiquem mais iguais aos quadros baixos das Funções Públicas, Assistentes Técnicos, por exemplo, onde receberiam o pomposo título de cereja no bolo, dado o valor matricial dos Enfermeiros.
Já é assim, na tendência Sindical Comunista – Avoila – CNESE, como se pode verificar pela destruição da Carreira Enfermeira em 2009.
Falta trilhar, do lado da FESAP, o mesmo caminho. E se não houver outra, a ausência da FENSE, no grupo dos 4, em 22/08/18, não é nenhuma desfeita aos 4; é o dever de salvar a dignificação da Enfermagem e aumentar-lhe o grau, pois já detém, por lei, o grau 3 de complexidade de exercício a justificar o conteúdo, quer do clausulado, quer da tabela salarial.
Os Enfermeiros são profissionais licenciados, porque o tempo das Irmãs da Caridade Cristã, pertence à episteme da Assistência e não à da Segurança Social, vigente.

6 – Para não dizermos todas as razões, que fundamentam as nossas atitudes, já dissemos, por hoje, algumas das periféricas.
Quando entrarmos na contraproposta, que nos entregaram, na Comissão Negociadora sita, na ACSS, no passado dia 22, ficam a saber mais umas quantas coisas, que vos demonstram, que estamos no caminho certo do qual não nos afastaremos, como o merecem os Enfermeiros e os apoios que nos dão.

7 – Finalmente, a FENSE demonstra ser a estrutura Sindical que melhor conhece a Profissão Enfermeira e os seus problemas, desde os mais superficiais aos mais profundos. O contraste dos outros Sindicatos confirma a teoria, como diria K.Popper.
E não estamos contra ninguém, mas sim contra manobras dissuasoras, ainda que ingénuas, tendentes a afastar-nos do objetivo que traçámos.

Como disse Hegel: “ a história repete-se 2 vezes, pelo menos.”

PS: já agora, a talho de foice, não se esforcem tanto com a verdade, porque ela, como o azeite, vem sempre à tona, não é?!

(José Azevedo – porta-voz da FENSE)


O SEP É REDONDO<CLICAR>

Sem comentários:

Enviar um comentário