Ingrediente de xarope para a tosse reduz nível de glicemia sanguínea
O ingrediente dextrometorfano, encontrado em muitos supressores da tosse vendidos sem receita médica, melhora o nível de glicemia nos diabéticos tipo 2. Isso foi descoberto em estudos clínicos com camundongos e humanos realizados por pesquisadores da Heinrich Heine University Düsseldorf (HHU) e do University Hospital Düsseldorf (UKD). Os resultados foram apresentados na revista “Nature Medicine”.
Os pesquisadores descobriram que o dextrometorfano estimula as células beta pancreáticas para secretar mais insulina em níveis maiores de açúcar no sangue. Nos sujeitos de pesquisa, isso trouxe uma melhora do açúcar no sangue e reduziu picos glicémicos na concentração de açúcar no sangue.
Os experimentos indicaram que o dextrometorfano fortalece as células beta pancreáticas produtoras de insulina e pode protegê-las da morte celular. Isso poderia melhorar o quadro de pacientes a longo prazo: o diabetes quase sempre piora porque as células beta secretam cada vez menos insulina ou acabam morrendo. Diabéticos tipo 1 também podem se beneficiar: “Realizaremos estudos de longo prazo sob supervisão médica para determinar se a administração de dextrometorfano, ou não, em diabéticos tipo 1 pode levar à independência da insulina durante o estágio inicial da doença”, explica o líder do estudo, Eckhard Lammert.
Sem comentários:
Enviar um comentário