quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

DISCURSO DO MS NA POSSE DA BASTONÁRIA DA OE

 DISCURSO DO MINISTRO DA SAÚDE NA POSSE DOS NOVOS CORPOS SOCIAIS DA ORDEM DOS ENFERMEIROS EM 30 DE JANEIRO DE 2016


<<<<<<<<<<<>>>>>>>>

NB: CHAMO A VOSSA ATENÇÃO para 0 7º § onde se pode ler:
«...Promoção da inovação e gestão da Enfermagem e na regulamentação dos diferentes níveis de gestão; é preciso mais Enfermagem na gestão».

Já ouvimos o Sr. Ministro noutras circunstâncias e auditórios dizer o contrário (ver neste blogue o título "não há duas sem três, nem sabábdo sem sol nem domingo sem missa nem segunda sem preguiça").
 Mas concordamos e estamos a dizer sempre a mesma coisa: a falta de organização dos serviços de saúde é diretamente proporcional ao progressivo afastamento dos Enfermeiros da área da gestão. E isso não foi por acaso; foi intencional, porque estorvavam certos esquemas.
Não é preciso dizer quais, porque eles começam nas bactérias imortais e acabam nas coisas mais banais.
Se o actual ministro investir num contra-a-corrente, talvez consiga atingir o objectivo de organizar mais bem os serviços.
As consequências da estratégia que tem sido usada e qual qual as palavras do insigne Prof. Adriano Moreira assentam como uma luva (ver neste blogue "INDECOROSO" (in OURIÇO que pica):

VERGONHA é pôr na Administração milhares de Assessores (leia-se Amigalhaços) com Salários que desejariam os Técnicos Mais Qualificados»
E eu acrescento, na "administração/gestão" dos hospitais (onde estava o Sr. Soares estão, agora 5 administradores e todos eles com o mesmo cambar)
Indecoroso, como diz Adriano Moreira.
Não é só o que não organizam, mas é, sobretudo, o que não deixam organizar.
Para poupar dinheiro para pagar decentemente aos Enfermeiros, conte connosco. Mas para alimentar e aumentar vícios, isso já não.
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário