sábado, 9 de julho de 2016

ACTOS E DESACTOS DAS ORDENS E DESORDENS 1ª EDIÇÃO



28-06-2016
Comunicado - Ministério da Saúde desrespeita enfermeiros e doentes 

Ordem dos Enfermeiros não aceita proposta do Governo para regular actos de saúde
A Ordem dos Enfermeiros (OE) considera que o Proposta de Lei relativa à Regulamentação dos actos próprios dos profissionais de saúde constitui uma afronta e um grave desrespeito pelos enfermeiros e doentes.
O documento apresentado pelo Governo para apreciação da OE limita a autonomia profissional do enfermeiro, retirando-lhe competências e ocultando funções que fazem efectivamente parte integrante do seu dia-a-dia, nomeadamente no que diz respeito à avaliação diagnóstica e prescrição de intervenções terapêuticas. No entendimento do Governo, a função do enfermeiro esgota-se na avaliação e execução dessas mesmas intervenções.
Definir actos isolados para cada profissão na área da Saúde, ignorando a necessidade de trabalhar de forma integrada, constitui um erro histórico com consequências graves para a qualidade dos serviços prestados à população.
Por estas razões e por considerarmos que o texto apresentado não faz justiça à real dimensão profissional dos enfermeiros portugueses, deixamos claro que tal merece a nossa frontal oposição.
Não queremos entender esta tomada de posição do Governo como retaliação face às recentes tomadas de posição públicas da OE em defesa da segurança das pessoas. Não vamos mudar de postura.
Estranhamos e consideramos igualmente insensatas as limitações temporais impostas para discussão e ponderação de um documento que tem implicações reais na vida dos profissionais de saúde e, sobretudo, nos cuidados prestados aos nossos doentes. 

Enfim, a posição da Ordem dos Enfermeiros. Vale mais tarde do que nunca.(José Azevedo)

AVISO AOS INTERESSADOS NESTAS MATÉRIAS

POR MOTIVOS ALHEIOS À ORGANIZAÇÃO DA PUBLICAÇÃO, AS CORES SAÍRAM UM POUCO PÁLIDAS.
COMO FOI UM DESCONHECIDO, OU CÃO VADIO, QUE PÔS AS PÁGINAS JUNTO AO NOSSO CAIXOTE DO LIXO, APANHARAM O SOL QUE LHES COMEU A COR.
VAMOS TENTAR MELHORAR A QUALIDADE E PROCURAR A 7ª PÁGINA CORRESPONDENTE AOS ARTIGOS 15,16,17.
ESTE ASSUNTO QUE ESTÁ A SER DISCUTIDO PELAS ORDENS,
SE O INTERESSE DE QUEM LÊ, VAI AO PONTO DE ENVIAR SUGESTÕES PARA MELHORAR O TEXTO, EM TERMOS DE CONTEÚDO, PRESUMINDO, EU, QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO PÚBLICA, EXCLUÍDOS OS SINDICATOS, PORQUE ORDENS, SÃO ORDENS E SINDICATOS SÃO SINDICATOS, COMPORTEM-SE SEGUNDO A VOSSA CONSCIÊNCIA.
NÃO ESTOU TRISTE PELA NOSSA EXCLUSÃO NA DISCUSSÃO; PELO CONTRÁRIO, ESTOU SATISFEITO POR HAVER ALGUÉM QUE CONSEGUE DISTINGUIR QUE UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA.
«CADA MACACO NO SEU GALHO»,
 DIZ O SR. MINISTRO DA SAÚDE, NUMA CANTIGA AO DESAFIO, COM O FAMIGERADO
 10 %<ver título neste blogue>
Com amizade e, quem dá o que tem, a mais não é obrigado,
Sindicato dos Enfermeiros - SE, 23/06/2016
José Azevedo















Sem comentários:

Enviar um comentário