Quase 20% de bebés no Norte bebem refrigerantes diariamente
Publicado em 2013-10-24
Quase 20% das crianças com um ano e meio da região Norte de Portugal consomem diariamente refrigerantes e 10% comem sobremesas doces também numa base diária, segundo dados de um estudo, revelados, esta quinta-feira, em Lisboa.
foto Natacha Cardoso / Global Imagens |
Prateleira com refrigerantes |
Quanto aos refrigerantes sem gás, são 18,5% as famílias que dizem que os seus filhos com um ano e meio os bebem diariamente, enquanto 27,4% indicam que o consumo é semanal. Em 12% das famílias, as crianças com 18 meses nunca consumiram estas bebidas.
Pedro Graça, coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, explicou aos jornalistas que este estudo foi realizado em todo o país, com uma amostra representativa da realidade nacional, mas os resultados globais só serão conhecidos dia 1 de novembro.
Dos números já disponibilizados, relativos à região Norte, a conclusão nas crianças em idade mais jovem é a de que "o bom e o mau na alimentação" surgem muito associados.
A par do elevado consumo de refrigerantes e doces em idades precoces, regista-se uma "prática muito positiva" de consumo generalizado de sopa e fruta a partir dos seis meses de idade.
[2]
Estudo comprova que comer chocolate não engorda
Publicado em 2013-10-25
Investigadores da Universidade de Granada, Espanha, conseguiram demonstrar cientificamente que comer chocolate, afinal, não engorda e que um alto consumo está associado a níveis mais baixos de gordura total (a de todo o corpo) e abdominal.
foto Adelino Meireles / Global Imagens |
Estudo evidencia benefícios do chocolate |
A Universidade de Granada explica, esta sexta-feira em comunicado, que o estudo, realizado por investigadores da Faculdade de Medicina e da de Ciências do Desporto, foi publicado esta semana na revista "Nutrition".
Para as suas conclusões, os cientistas analisaram se um maior consumo de chocolate está associado a um maior ou menor índice de massa corporal, bem como outros indicadores de gordura corporal total e central.
O estudo foi conduzido entre adolescentes que participam no programa "Helena", um projeto financiado pela União Europeia sobre os hábitos alimentares e o estilo de vida dos jovens de nove países europeus, entre eles Espanha.
Os resultados do trabalho, no qual participaram 1458 adolescentes dentre 12 e 17 anos, mostraram que um maior consumo de chocolate se associou a níveis mais baixos de gordura total e central.
[3]
DGS recomenda aplicação de verniz de flúor nos jardins de infância
Publicado em 2013-10-25
A Direção-Geral da Saúde recomenda que as crianças com menos de sete anos que frequentem o jardim-de-infância passem ser submetidas semestralmente a tratamentos com verniz de flúor, substância que serve para evitar cáries.
foto Leonel de Castro / Global Imagens |
Bastonário questiona generalização |
A autoridade de saúde avisa ainda os profissionais que devem obter a autorização expressa dos pais para a aplicação do verniz de flúor, enviando aos encarregados de educação um folheto informativo sobre o assunto.
Segundo a informação da DGS, o verniz de flúor diminui o desenvolvimento da cárie dentária e torna o esmalte mais resistente ao ataque ácido.
Contudo, a sua aplicação pode provocar uma alteração da rotina da criança no dia da aplicação, como é o caso da recomendação para não comer uma hora após a administração, evitar alimentos e não escovar mais os dentes durante esse dia.
Bastonário questiona generalização
[4]
DGS garante que não há falta de vacinas da gripe
Publicado em 2013-10-24
A subdiretora-geral de Saúde, Graça Freitas, garantiu, esta quinta-feira, que não há falta de vacinas da gripe nos centros de saúde, apenas ruturas de stock pontuais.
foto Gustavo Bom / Global Imagens |
Graça Freitas |
"Não há falta de vacinas. Não nego que existam centros de saúde que não tenham, mas isso são situações pontuais. Os centros podem não ter uma rede de frio suficiente para armazenar muitos vacinas e estas esgotarem rapidamente", declarou.
Graça Freitas explicou que "há um milhão de pessoas para vacinar, mas que a janela de oportunidade da vacinação é grande (até dezembro)".
"Temos de tranquilizar as pessoas. Não é preciso vacinar todas as pessoas numa semana. Os utentes não devem ficar ansiosos, porque têm muito tempo para se vacinarem", disse.
Sobre a falta de vacinas da gripe no setor privado, Graça Freitas garantiu que até ao final do mês vai haver uma reabastecimento das farmácias.
Sem comentários:
Enviar um comentário