segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RESISTÊNCIA FENSE [5]

Os Enfermeiros, em Portugal, são a classe profissional mais explorada, mais vilipendiada.
Nem era de esperar outra coisa com a criminosa entrega do SNS à Classe Médica; não iriam modificar o seu conceito acerca dos Enfermeiros, licenciados como ela.
Os sintomas indicam que a panela está no máximo da sua pressão, antes de explodir.
A situação, apesar de semelhante, é bem pior do que foi a de 1976.
A luta vai garantir a vitória dos Enfermeiros, pois os empatas estão a converter-se, ao bom caminho. 
Ainda bem!
Vale mais tarde do que nunca!






2 comentários:

  1. A Enfermagem de hoje nada tem a ver com a Enfermagem de 1976. Nesse tempo e alguns anos após, bastantes, os Enfermeiros eram unidos, a competição era saudável, apesar de não se falar em CIPE, em Paradigmas, em pensamento critico, apesar de não serem Licenciados, tinham Sindicatos que os sabiam mobilizar. Sabiam lutar, faziam greves de vários dias, asseguravam minimos e não eram remunerados, mas lutavam por aquilo em que acreditavam ser justo. Hoje, há Enfermeiros que não fazem greve, mesmo remunerados. Os unicos culpados do que se está a passar com a Enfermagem são os Enfermeiros. O SNS "está nas mãos dos médicos" porque os Enfermeiros deixaram. Nada tenho a ver com aquilo que outras Classes conseguiram, até os admiro porque conseguiram. Um Professor, um Educador com menos anos de serviço, tem um vencimento superior ao meu, nada tenho contra, apenas lamento que a Classe a que pertenço não tenha conseguido conquistar o mesmo, o que consideramos justo. 1976 foi há quase 40 anos

    ResponderEliminar
  2. É de lamentar ao que chegou a classe de enfermagem depois de tantas lutas e greves após o 25 de Abril de 1974 . Tem perdido dignidade ,tem perdido vencimento ,tem perdido autonomia ,tem perdido poder de decisão mas só aqueles que trabalham diariamente com o pobre do doente porque os que nada fazem são a escumalha da classe . Como é possível haver um presidente do sindicato que já vem do antigamente e só agora se preocupa ou diz preocupar com a classe . O que andou a fazer estes anos todos ? A viver á custa dos sócios ? A auto promovesse ? E agora quer vir embora com uma reforma choruda ? E os reformados destes anos recentes altamente penalizados não lhe interessa ? É lamentável enganar os enfermeiros e vir criar ilusões com estas supostas tabelas salariais . Aqui deixo um aviso , a classe só tem aquilo que merece enquanto for desunida e se deixar manipular por alguns que se acham seres superiores .

    ResponderEliminar