terça-feira, 28 de janeiro de 2014

UM EXEMPLO A RETER E A MEDITAR QUANDO A VERDADE VIRA AZEITE

Persona non grata no Hospital Pedro Hispano-Matosinhos?

25-01-2014
199 leitores

Cumprindo o seu dever de Médica, de Funcionária Pública e de Cidadã, a então Directora do Serviço de Cirurgia do Hospital Pedro Hispano, a Assistente Graduada Sénior Dr.ª Manuela Dias, após sucessivos alertas feitos para o CA da ULS de Matosinhos que ficaram sem resposta, deu conta do que ocorria ao Sr. Ministro da Saúde, à ARS Norte e à IGAS.
Na sequência disso, foi exonerada da Direcção do Serviço de Cirurgia e substituída por um Colega vindo de fora e Assistente Graduado, voltando à sua actividade exclusiva de Cirurgiã.
Enquanto os factos denunciados, entretanto objecto de mediatização pela Comunicação Social, são alvo dos trâmites habituais num Estado de Direito, a Dr.ª Manuela Dias é alvo de pressões sibilinas.
Arrasta-se a não concessão plena de direitos que lhe são devidos por Lei quanto à redução de horário em função da idade, é chamada para inquirições e solicitada para assinar documentos, é discriminada no seu Serviço ao ser “vetada” pela Directora Clinica para júris de concurso de recrutamento, apesar de ser um dos dois médicos mais graduados, numa desautorização pública do Director de Serviço que já divulgara a sua escolha, é “empurrada” para a demissão de coordenadora da Afiliação com a Faculdade de Medicina (protocolo pelo qual o Serviço de Cirurgia recebia alunos, sendo os honorários recebidos integralmente entregues à Associação dos Amigos do Serviço de Cirurgia para benfeitorias) por esvaziamento de funções dado terem deixado de lhe atribuir a orientação de alunos.
Esquecem-se é que este tipo de actuação apenas vem dar mais força e razão à Dr.ª Manuela Dias.
O Sindicato Independente dos Médicos, por sua vez, permanece vigilante e inexorável no apoio à Médica sua associada, à sua Delegada Sindical no Hospital Pedro Hispano e à sua Dirigente Regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário