quinta-feira, 28 de agosto de 2014

AS GREVES DEMONSTRAM: MENOS ENFERMEIROS CORRESPONDE A MAIS DOENÇA

Mais de 80% de enfermeiros em greve no Centro Hospitalar Lisboa Central

Publicado em 2014-08-26


Mais de 80% dos enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Central estão em greve, esta terça-feira, para protestar contra a falta de profissionais, que só nos seis hospitais daquele grupo ultrapassa os 400, revelou o sindicato do setor.
foto  LEONARDO NEGRÃO / GLOBAL IMAGENS
Mais de 80% de enfermeiros em greve no Centro Hospitalar Lisboa Central
Enfermeiros protestam em frente do Hospital de São José
"Esta adesão superior a 80% corresponde às nossas expectativas, foi o que ouvimos dos enfermeiros: um enorme descontentamento, uma enorme vontade de aderir à greve e participar na concentração", disse Isabel Barbosa, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
Em frente ao Hospital de São José concentraram-se cerca de meia centena de enfermeiros, empunhando cartazes com escritos como "Menos enfermeiros, menos cuidados" ou "não à destruição do SNS" e gritando palavras de ordem como "Macedo, escuta; os enfermeiros estão em luta" e "a saúde é um direito, sem ela nada feito".
Só naquele hospital, a adesão à greve chegou aos 82%, acima dos 78% do Hospital Dona Estefânia e dos 79% do Hospital de Santa Marta e da Maternidade Alfredo da Costa.
Níveis de adesão mais elevados registaram os hospitais Curry Cabral e Santo António dos Capuchos, com 86% e 92%, respetivamente.
"Os enfermeiros não aguentam mais"

NB: Os nossos Colegas do SEP têm feito a única coisa que sabem fazer bem: barulho.
Felicitamo-los por isso.
Uma das consequências, e a mais importante, por vir de onde vem, exactamente do Ministro da Saúde, é que o obrigou a falar.
E falando, demonstrou a quantos milhões de anos luz está acerca da realidade Enfermeira. Que pena!
Mas no melhor pano cai a nódoa.
Sabemos que a culpa não é só dele. Todavia com a sua independência e equidistância dos partidos políticos e partidários, mesmo daqueles que lhe dão visibilidade e cargo, devia permitir-lhe diversificar os conselheiros e teóricos do SNS, para não continuar agarrado aos Cubanos, a pensar que é dali que vem a saúde. 
Nós também temos uma Cuba no Alentejo que deu nome à da América, por isso não precisava de ir tão longe, nem pagar tão caro pelo barrete.
Se ler o cartaz da 1ª fila [menos Enfermeiros = a menos saúde] tem, nele a resposta contrária subentendida que será [Quanto mais médicos = mais doença], porquê:
Se  os Enfermeiros estão do lado da saúde, ter menos Enfermeiros equivale a ter menos saúde;
Se os Médicos estão do lado da doença, ter mais Médicos é ter mais doença.

O vendedor de plasma sanguíneo para as Américas do Sul e Ilhas, nunca percebeu o indicador: quantos mais Enfermeiros houver relativamente ao número de Médicos, mais empreendedores e felizes são os cidadãos desse povo.Quem diz isto é um daqueles cabeçudos alemães que se dedicam à economia e arrancou esta conclusão.
Tive o cuidado de oferecer ao Sr. Ministro da Saúde, num encontro informal, pois a minha memória não regista qualquer reunião com  o Sr. Ministro, que não deixa de ser sintomático e curioso ,  um exemplar do livro de Jörg Blech, outro alemão, intitulado " OS INVENTORES DE DOENÇAS", que na Alemanha esteve no topo das vendas.
Tenho dúvidas que algum dia o tenha lido, como aparentam os erros, que comete, ao dar confiança, a mais, aos Cubanos de além e aquém Atlântico.
Sabemos que a CGTP/PCP não gosta que outras forças sindicais se intrometam no que consideram os exclusivo nas acções de luta. Regras...
Mas não percamos tempo com isso, devemos aproveitar esta circunstância para corrigir os erros que cometeram a fim de poderem, agora, ter lutadores, usando os Enfermeiros como bandeira, nas férias dos professores.
E não está mal visto, pois não foram os professores que se abotoaram com a verba que o Sócrates dos plasmas octapharma inscreveu no orçamento do Estado para actualizar os Enfermeiros, mais duma vez?
Lá dizia o José António Saraiva ao Sol: os professores já LIXARAM OS ENFERMEIROS!
E não é que lixaram mesmo?
Por isso, só temos que elogiar o trabalho dos nossos Colegas,  mesmo que tenham sido os professores a levar as nossas reservas, que não é assunto apenas do Sr.Saraiva - do Sol, também estão anunciadas do OE. da altura.
Mas é um prato que temos de servir frio.

Com amizade e expectativa
José Azevedo




Sem comentários:

Enviar um comentário