sábado, 2 de agosto de 2014

OS TAE's

OS TAE's < clique para ler despacho >

Notem lá isto:
Se estes Técnicos Altamente Especializados, vão fazer somente "actos médicos", como é que o Sr. de Pombal deixou passar a presença duma comissão onde está incluída a Ordem dos Enfermeiros.
Desde que eles não façam actos enfermeiros;
Se o pavor que os médicos têm que os Enfermeiros lhes invadam o terreno é tal que até vão criar um TAE absolutamente desnecessário, para que não apareça um Enfermeiro a executar esses actos.
O cursilho que vão receber deixa-os médicos à força.
Eu vou passar a trazer um cartão na teste quando estiver em situações de risco para pedir às almas caridosas que se virem um desses médicos à força a tentar socorrer-me; chamem a polícia para ler a minha vontade, isto no caso de não poder falar.

INEM CONTINUA A HUMILHAR ENFERMEIROS E O SEAMS, TAMBÉM <clique aqui >



Mesmo que se reconheça o direito a haver um auxiliar do médico com alguma preparação dada por Enfermeiros, que: nem gostam da Enfermagem nem de a exercer; preferem ficar alapados nos televisores do INEM e mandarem os TAE socorrer na rua;
 usarem a Ordem dos Enfermeiros, para ouvir o que a Ordem dosa Médicos cede e que nos pertence por "direito consuetudinário", aquele que rege as Ordens profissionais é o convite a uma luta titânica, que não sei se os actuais dirigentes estão disponíveis para travar, com os responsáveis por esta humilhação, mais uma, da Classe Enfermeira.
Não adianta disfarçar a coisa com mais ou menos chavão de "acto médico" delegado sabe-se lá com que poderes para delegar o "acto Enfermeiro": esta é que é a questão de fundo.
A Unicidade Associativa SEP/OE (Augusta Sousa) deu uma ajuda neste nascimento do TAE. Até lhe ajudaram, como se diz nos corredores do INEM, a formar o Sindicato, que dizem gravitar na órbita da CGTP/in. Os mais interessados, que investiguem, pois para nós nada disto é surpresa.
Este é um problema bem sério, que a actual Administração da OE tem de enfrentar, pois sabemos que não defende o "enfermeiro pé descalço".
A perda da "unicidade Ordem/SEP" está a servir de húmus, para alimentar conflitos como este. E a falta de respeito pelos Enfermeiros que este Governo e o anterior estão demonstrar e demonstraram: o anterior, pelo Médico Dr. Pizarro, com a complacência da Médica Ana Jorge, destruíram-nos a carreira;
O Médico Leal da Costa segue o mesmo caminho, para pior.
Abram os olhos, Colegas Enfermeiros, se não querem comer só ossos, como cães vadios.
Com amizade e muita preocupação com estes sinais dos tempos,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário