sábado, 30 de agosto de 2014

BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO COM OS NOSSOS TÍTULOS

26-08-2014 
Ordem dos Enfermeiros reúne com INE para clarificar a Classificação Portuguesa das Profissões 
 
A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no dia 13 de agosto, com o objetivo de clarificar alguns conceitos relativos à Classificação Portuguesa das Profissões (CPP). Os termos «parteira» e «auxiliar de enfermagem» foram alguns dos tópicos abordados no encontro em que a OE mostrou preocupação quanto ao risco de exclusão, das estatísticas portuguesas, da categoria de enfermeiro especialista.
A Presidente do INE, Dra. Alda Carvalho, informou a OE que não se perspetiva, para breve, uma revisão da Classificação Europeia de Profissões (CEP), esclarecendo que os indicadores (as profissões) escolhidos a nível nacional devem ser exatamente os mesmos utilizados na CEP e o mais próximo possível da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) pelo que o INE tem limitações na mudança de termos.
O INE comprometeu-se a informar a Ordem caso seja realizada uma revisão internacional dos conceitos e a elaborar notas de clarificação adicionais às categorias consideradas pela OE como problemáticas.
No final da reunião, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto, solicitou que a auscultação à OE seja obrigatória em futuras revisões, na medida em que apenas as ordens profissionais têm legitimidade para definir as suas categorias.
Estiveram também presentes na reunião a Senhora Vice-presidente do Conselho Diretivo, Enf.ª Lúcia Leite, e o Chefe de Gabinete do Bastonário, Enf. Raul Fernandes.
CGB/RF - GCI/PG 

Sem comentários:

Enviar um comentário