sábado, 6 de abril de 2013

RUI CERNADAS VOGAL DA ARSN "dixit"

«"Outra demagógica atorda foi a de que "840 milhões de euros seriam poupados se o país estivesse coberto por USF"! Na verdade, a passagem de uma USF modelo A a B, por razões perceptíveis, vai custar no mínimo mais 250 mil euros, por ano, em remunerações a profissionais".

Vimos, há dias nos serviços noticiosos as declarações, em conjunto e sobre Cuidados de Saúde Primários (CSP) dos nossos bastonários das Ordens dos Enfermeiros e dos Médicos, ao lado do presidente da USF-AN (Associação Nacional das USF).
A curiosidade que não coincidência, é que ocorreram também em Lisboa e sob a presença na capital de outra Troika... A que nos financia de facto.

Foi triste, a vários títulos.                
Desde logo, pela falta de originalidade e pelo facto de, sobre cuidados de saúde primários - e USF e UCC em particular - terem escolhido Lisboa e as portas dum edifício no qual funcionam uma USF e uma UCSP!

Não por Lisboa não ser uma cidade lindíssima e sede do governo!
Mas porque, para falar de USF, de UCSP e de UCC, é no Norte que se deve conversar.
Primeiro, porque no Norte há mais USF em funcionamento do que no resto do país!

Depois, porque no Norte temos tantas ou mais USF modelo B, quantas as de modelo A!
E ainda, porque só no Norte, teremos mais modelos B - o dobro - a funcionar do que no resto do país.
Mas também porque no Norte temos mais UCC do que no resto do país!

E na ARSN também não se discriminam negativamente os profissionais e as equipas que nos CSP se constituem em UCSP, com as quais, de resto, promovemos o alinhamento da Reforma e mantemos hábitos de contratualização anual!

Depois, custou-me a perceber por que sendo o bastonário da Ordem dos Enfermeiros do Porto e o presidente da USF-AN também, por acaso, ambos originários da ARSN, precisdaram de se deslocar  a Lisboa para o efeito em causa.
Mas serviu para deixar bem claras as contradições e a demagogia do que foi dito.

Por exemplo; as questões relativas aos enfermeiros que, colaborando nas UCC, regressam aos hospitais. Que obviamente não têm a ver com a ARSN mas tão-somente com o regime legal de mobilidade que lhes permitiu ingressar nas UCC e que, de acordo com as regras, devem voltar às instituições de origem se e quando estas o solicitarem!

Ao contrário do que foi dito e foi mentira, de facto este Conselho Directivo da ARSN, saiu mesmo dos gabinetes do Porto e foi ao encontro de todos os ACESm reunindo em todos eles com o Director Executivo, Conselho Clínico e coordenadores de todas as unidades funcionais, num ciclo que cobriu todo o território, servindo para falar sem tabus e sem barreiras, e em que centenas de pessoas atestarão a falsidade das declarações feitas pelo presidente da USF-AN.

Antes de falar de concursos, repare-se como nessas declarações alguém até sublinhou tratar-se de profissionais "há mais de dez anos" sem vínculo...

Cabe a este governo, em mais uma matéria de defesa do SNS, passar à prática. Mas quando um procedimento concursal tem mais candidatos do que vagas e quando9 todos os concursos estavam abertos há anos... é preciso encontrar soluções, como a de um novo concurso para 219 enfermeiros, já em curso na ARSN!
Outra demagógica atoarda foi a de que 840 milhões de euros seriam poupados se o país esti8vesse coberto de USF!

Na verdade, a passagem das USF modelo A a B, por razões peceptíveis, vai custar no mínimo 250 mil euros, por ano, em remunerações a profissionais.

Um,a ARS como a do Norte, com quase 100 USF modelo B, não recebe por esse facto qualquer dotação orçamental extraordinária que lhe permita acomodar indefinidamente tal sistema!
Mas, mais do que isso, é preciso desmascarar esse mito da poupança das USF!

Os dados publicados, em 2005 e 2007, respectivamente pelo prof. Miguel Gouveia e seu grupo e depois pelo Grupo de Trabalho da Associação Portuguesa de Economia da Saúde, por sinal sobre desempenho de RRE ou USF exclusivamente da região norte, confirmaram a vantagem na redução dos custos, mas num contexto muito longe e diferente do actual!
Na altura, 2005 e 2007, as USF ainda nem o eram realmente. Mas agora, que se completam cinco anos sobre o funcionamento das primeiras USF modelo B,, o que vemos?

USF modelo B com resultados que não se destacam das de modelo A, embora estejam a custar muito mais nas remunerações das suas equipas!
USF modelo A que obtêm resultados semelhantes e que demoram a transitar a modelo B, mas que vão passar a custar muito mais!
E UCSP, com equipas brilhantes a ombrearem em resultados com USF modelos A e B!

Sem que se compreenda, a menos que por alguma intenção ditatorial da USF-AN, como se poderia obrigar os profissionais a formarem USF, para falar em dezenas a constituir de imediato...
O número dos 840 milhões que, julgo ter sido o bastonário da Ordem dos Enfermeiros a atirar para o ar, está assim absolutamente errado, embora devesse ser música muito aprazível para o Ministério das Finanças!

Por fim, o ponto mais importante;
Às dclarações dos senhores bastonário da Ordem dos Enfermeiros e oresidente da USF-AN, falta uma significativa visão de conjunto e de estratégia.
Confundem-se cada vez mais os interesses sindicais com os objectivos estruturais.
A reforma dos CSP não se esgota nas USF e depois nas UCC, o que temos deixado claro querer defender e que, aliás, na Maia e em Valongo, ainda há  bem pouco foram visitadas pelo bastonário dos enfermeiros, pelo CD da ARS Norte e pelo Senhor Ministro da Saúde.
Os CSP contam com muitos outros profissionais tão dedicados e empenhados no serviço público e na defesa do SNS, incluídos em outras unidades essenciais como as UAG, as URAP ou os gabinetes do cidadão.

Já cá estamos desde o início dos regimes remuneratórios experimentais...
Os CSP não se consolidam com folclores, nem com troikas que chegam tarde.
O memorando de entendimento já os referencia como medida a apoiar e estimular.

O compromisso é com o SNS e o serviço público, ou seja, com os profissionais e com os cidadãos!»
Rui Cernadas disse.

Afinal de que é a favor e está contra o quê?

Parece que num só momento é favorável às USF e está contra as USF.

Mais grave, é o Sr. Bastonário dos Enfermeiros estar a  favor da extinção das poucas UCC, propiciando o regresso dos Enfermeiros mobilizados às origens.
Também este assunto não é muito claro!




Sem comentários:

Enviar um comentário