quarta-feira, 24 de julho de 2013

ELES NÃO SABEM

Que os doentes permanecem mais tempo nos hospitais porque necessitam de cuidados de Enfermagem adequados, isto é: com qualidade e segurança relativas ao estado do doente.
Ora quem presta estes cuidados são os Enfermeiros, dentro e fora do hospital.
Se são os Enfermeiros que têm a seu cargo esta matéria, como a experiência demonstra, é a eles que se deve dar a possibilidade de rentabilizar os "seus" recursos humanos e materiais, o que já acontece em variadíssimos países.
Não é preciso virem os doutores da mula russa botar leis e esquemas sem qualquer relação com a prática, com o real, o concreto, porque essa está do lado dos Enfermeiros, alguns dos quais, não perceberam, ainda, que isto é com os Enfermeiros, com eles, portanto.
Depois, já sabemos a priori, quais são os resultados.
Apesar de estarmos, constantemente, a falar desta evidência, do outro lado, está-se, sempre, a cometer o mesmo erro: nomeiam grupos que não sabem muito bem como hão-de pegar no algoritmo, nem por onde agarrá-lo.
A razão é simples; são os Enfermeiros que dominam estas matérias, pois é por eles que elas passam; são eles os seus executores.Se eles são arredados da zona de concepção...
Ora, como ninguém os chama para falarem de cuidados de Enfermagem, que são a essência desta problemática, com uma ou outra intervenção do médico, de longe-a-longe (quantas menos melhor para os cuidados de Enfermagem), onde os médicos são os perfeitos agentes da passiva e, se não são, deviam sê-lo, repita-se; a coisa faz que anda mas não anda, porque não tem pernas para andar, pois, entretanto, os Enfermeiros também vão deixando atrofiar as suas reais capacidades e competências.
Que diabo; se o problema é a doutorice, esta aberração pós Abril (mas atenção, já estamos em Maio), não estejam preocupados com a dita; os Enfermeiros também são doutores de lei e de facto, como outros e, neste caso, até são mais doutores que os da medicina e todos os que o INA, mesmo antes dea sua restruturação, foi requalificando, vindos do Direito, do Torto ou do Arrocho; tudo vai parar à peritagem da saúde de que não percebem a essência da coisa, que são os cuidados de Enfermagem.

Conhecemos vários relatórios e vários grupos relatores, com os mesmos resultados nulos ou perto disso; do tipo do faz-que-anda-mas-não-sai-do-sítio.
As causas do fracasso são as mesmas. Eles não sabem.

 ENTRETANTO;

{Foi criado um Grupo de Trabalho 
Despacho n.º 9567/2013. D.R. n.º 139, Série II de 2013-07-22 para proceder à elaboração de relatório, definindo proposta de metodologia de integração dos níveis 
de cuidados de saúde para Portugal Continental. Os níveis de cuidados em causa, para efeitos do relatório solicitado neste Despacho, serão os Primários, Hospitalares e os previstos na Rede de Cuidados Continuados Integrados. Entende -se como integração, as formas de interligação e cooperação na prestação e a garantia de continuidade assistencial dos utentes do SNS, tendo em vista a maximização da eficiência nas respostas e os melhores resultados de saúde.

O Grupo de Trabalho é composto pelos seguintes elementos:
... • Prof. Doutor Rui Santana (Escola Nacional de Saúde Pública), que coordena os trabalhos;
• Dr. João Sequeira Carlos (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar);
• Dr.ª Teresa Matias (Centro Hospitalar Lisboa Central);
• Dr. Miguel Rodrigues (Direção -Geral da Saúde);
• Dr. Ricardo Mestre (Administração Central do Sistema de Saúde, I.P.);
• Dr.ª Vanessa Ribeiro (Administração Central do Sistema de Saúde, I.P.);
• Dr.ª Helena Lopes (Administração Central do Sistema de Saúde, I.P.).}

Esta gente anda mesmo a brincar com a tropa, não lhes parece?

Sem comentários:

Enviar um comentário