ESTÁVAMOS EM NOVEMBRO DE 1990.
NESTA DATA A 'FENSE', FEZ O IV CONGRESSO NACIONAL DE ENFERMAGEM.
NESTE 4º CONGRESSO, QUE TEVE LUGAR NO HOTEL DE MONTECHORO NÃO PARTICIPOU O SEP, DADA A SUA TENRA IDADE (JULHO DE 1987, SENDO PRESIDENTE MARIA AUGUSTA SOUSA, QUE PARIU ESTE FENÓMENO). FOI AÍ QUE COMEÇOU O ASSALTO À HEGEMONIA DA ENFERMAGEM.
VAMOS RELEMBRAR AOS JÁ ENFERMEIROS E INFORMAR OS ENFERMEIROS DEPOIS DESTA DATA DE QUE AS IDEIAS DA FENSE E NÓS COM ELA, FORAM SEMPRE MUITO CLARAS E DISTINTAS, ACERCA DA ORDEM PARA OS ENFERMEIROS E DOS SINDICATOS, PARA OS MESMOS.
DUAS NOTAS MUITO CURIOSAS:
1 FOI UMA DAS CONCLUSÕES DO CONGRESSO, OS ENFERMEIROS CONSTITUIREM-SE COMO ADVOGADOS DOS DOENTES, CONCLUSÃO QUE NÃO TEVE SEQUÊNCIA POR INCAPACIDADE DOS REPRESENTANTES DITOS DOS ENFERMEIROS;
2 FOI NESTE DIA, QUE NASCEU O JORNAL 'O PÚBLICO' E FOI TAMBÉM O ÚNICO QUE NOTICIOU ESTA CONCLUSÃO DA ADVOCACIA DOS DOENTES.
FALTAVAM 8 ANOS PARA A CRIAÇÃO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS. (1998)
SE O ESPÍRITO QUE VEIO A ENFORMÁ-LA FOSSE O QUE SE REINAVA, NA FENSE DE ENTÃO, E DE AGORA, NEM O 'REPE' TERIA SIDO O ESTATUTO BASE DA ORDEM, NEM AS VILANIAS A QUE TEM ESTADO SUJEITA, UMAS POR ESTUPIDEZ, POR MALVADEZ INTERESSEIRA, OUTRAS, TERIAM DESVIADO O RUMO NATURAL E CORRECTO DA ORDEM.
QUEM PAGA TUDO ISTO COM LÍNGUA DE PALMO, SÃO OS ENFERMEIROS.
DE CERTO MODO, ATÉ É BOM QUE NÃO CONHEÇAM OS ANTECEDENTES; PORQUE SE OS CONHECESSEM SOFRIAM CONNOSCO; ASSIM, SOMOS SÓ NÓS A SOFRER, COMO SE PODE VER POR UM POUCO DE HISTÓRIA, COMO ESTE.
ORA LEIAM.
OFERTA DE EXEMPLAR Nº 164 DO ECOS DE ENFERMAGEM <prima aqui>
RECOMENDAMOS ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS PÁGINAS 4, 5 E 6 ONDE SE FALA DE VÁRIAS PROPOSTAS DE CARREIRA:
1 A DA FENSE;
2 A DO DEPATAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS (DRH);
3 A DO SEP.
POR AÍ SE PODE VER, ONDE NASCEM AS ABERRAÇÕES (BENESSES PARA ALGUNS) DA ACTUAL CARICATURA DE CARREIRA DE ENFERMEIRO.
O 'DRH' FOI-SE, MAS O 'SEP' FICOU, PARA LHE APADRINHAR AS ASNEIRAS E GRAVES PREJUÍZOS DOS ENFERMEIROS.
VEJAM, POR EXEMPLO; ONDE E COMO NASCE A IDEIA DE AS CATEGORIAS DE CHEFIA PASSAREM A SER EM COMISSÃO DE SERVIÇO, POR PERÍODOS DE 3 ANOS, COM DIREITO A REPROVAÇÃO, NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. TAMBÉM NÃO É DE EXCLUIR A HIPÓTESE DE NÃO SE ENTENDEREM NA TAL AVALIAÇÃO QUE REPROVA...
VEJAM QUANTA ENERGIA FOI PRECISO A 'FENSE' INVESTIR, PARA CONSEGUIR O DL 437/91, QUE MERECEU GREVE DO 'SEP' (MARIA AUGUSTA SOUSA), CONTRA A SUA APROVAÇÃO E PUBLICAÇÃO. ERA MINISTRO DA SAÚDE, ARLINDO DE CARVALHO.
VEJAM A FIGURA TRISTE QUE ANDAM A FAZER SEM DAREM CONTA (O QUE É MUITO MAU), COM O DL 247/2009 DE 22 DE SETEMBRO.
ONDE ESTÁ A CARREIRA DOS 'CIT' (PRIVADOS)?
E A CARREIRA DO 248/2009, DO MESMO DIA, SÓ NÃO É UM DESASTRE, POR CAUSA DA MANUTENÇÃO DAS CATEGORIAS SUBSISTENTES. NOS CENTROS DE SAÚDE PODEMOS VER UMA PERSPECTIVA DAS CHEFIAS DE DDDDDDDEDO NO AAAAAARRRRR.
QUEM LHES PAGOU PARA FAZEREM ISTO À ENFERMAGEM, QUE ERA UMA PROFISSÃO ESTRUTURALMENTE EXEMPLAR.
UMA MEIA DÚZIA DE OPORTUNISTAS ESTÃO NA BASE DESTE DESCALABRO.
NÃO OS CONHECEM?
MAS DEVIAM CONHECER, PORQUE FALAM COM ELES TODOS OS DIAS.
SEI QUANTO ESTAS EVIDÊNCIAS DO MOSCARDO OS INCOMODAM, PORQUE LHES TOLHEM A PASSADA SEGUINTE, MAS OS VERDADEIROS ENFERMEIROS MERECEM TODO O NOSSO ESFORÇO E LUTA, PARA OS DESALOJAR, ONDE QUER QUE SE ENCONTREM, ARRANCANDO-LHES AS MÁSCARAS,PARA OS VEREM MELHOR.
Com amizade,
José Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário